sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Solicitação de apresentação de sugestões para o Plano Anual de Trabalho/2010

Tendo em vista o disposto no art. 34, §4º, do Estatuto do SINASEMPU, que condiciona o repasse de recursos para as Seccionais à apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT), o qual deve ser apresentado até o mês de março de cada ano, a Diretoria Seccional, por meio desta, solicita aos seus filiados a formulação de sugestões a serem incluídas no PAT/2010.

O PAT/ES/2010 deve conter as atividades a serem desenvolvidas pela Seccional/ES durante o ano de 2010. O teor do dispositivo é o seguinte:

Estatuto do SINASEMPU
"Art. 34. [...]
§ 4º. Fica condicionado o repasse à apresentação do Plano Anual de Trabalho – PAT, ratificado em Assembléia Geral Seccional, no qual deverão estar relacionada as atividades a serem desenvolvidas durante o respectivo ano. O prazo para apresentação será até o mês de março do ano corrente, após o qual, a qualquer momento poderá ser apresentado, todavia sem direito aos valores retroativos."

Após a coleta das sugestões, será realizada uma Assembléia Geral Extraordinária, por meio eletrônico, para fins de aprovação de cada proposta. As propostas que obtiverem maioria de votos serão incluídas no PAT/2010. As demais serão desconsideradas.

Contamos com a participação dos filiados. As sugestões deverão ser encaminhadas ao e-mail ss_es@sinasempu.org.br.

Segue abaixo o teor do item 3 (missões e metas) do PAT/2009:

"3. PLANO ANUAL DE TRABALHO PARA 2009 - MISSÃO/METAS

3.1 MISSÃO

Proporcionar a melhoria na qualidade de vida de toda a categoria de servidores do MPU, buscando junto à Administração a implantação das modernas técnicas de recursos humanos e de um plano de carreira verdadeiramente motivador.

3.2 METAS PARA 2009 (PLANO ANUAL DE TRABALHO)

- Promover a consciência participativa do quadro de servidores do Ministério Público da União no Estado do Espírito Santo, inclusive seus aposentados, utilizando-se como estratégia o contato mais pessoal e a distribuição de material sobre o movimento sindical de uma maneira geral e a atuação específica do SINASEMPU;

- Promover campanha de filiação no âmbito da Seccional;

- Consolidar junto à bancada de parlamentares do Estado do Espírito Santo no Congresso Nacional a continuidade da Campanha em Prol do MPT, adotando-se como próxima ação o agendamento de reunião da bancada com o Procurador Geral da República e divulgação à nível nacional do posicionamento do PGR;

- Acionar, sempre que se fizer necessário, os Senadores, Deputados Federais e outras autoridades do Estado do Espírito Santo para garantir a inclusão dos projetos (ex: Plano de Carreira; Convenção 151...) e lutas do SINASEMPU nas ações desenvolvidas naquele parlamento;

- Promover eventos de interesse dos servidores e seus dependentes (ex.: palestras sobre planejamento financeiro, empréstimos e convênios Imobiliários);

- Estabelecer convênios (cursos, lazer, saúde), sempre que demandados pela base;

- Proporcionar uma maior interação entre as ações da Seccional com as Unidades do MPU no interior do Estado, utilizando-se de mala direta, vídeo-conferência, visitas, etc.;

- Promover atividade esportiva/cultural com os servidores e seus familiares;

- Estimular a participação do maior número possível de servidores no processo eleitoral de julho/2009.

PCS: Parlamentares ratificam apoio a Projeto

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

25/02/2010 - 18:59

PCS: Parlamentares ratificam apoio a Projeto

O trabalho de articulação política das entidades representativas dos servidores do MPU, junto aos parlamentares, segue intenso no Congresso Nacional.
Deputado Sabino Castelo Branco

Ontem, durante todo o dia, os representantes da categoria percorreram diferentes gabinetes da Câmara e Senado, a fim de solicitar aos parlamentares apoio para a aprovação do PL 6697/09.

O relator do Projeto e presidente da CTASP, deputado Sabino Castelo Branco, durante o encontro com os dirigentes, voltou a reafirmar o seu compromisso de ajudar a categoria, principalmente, junto aos demais deputados.

Compromisso semelhante firmou o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O parlamentar não apenas considerou justa a reivindicação dos servidores, como se colocou à disposição para colaborar com a categoria no momento oportuno.
Diretores do SINASEMPU solicitam apoio do deputado Henrique Fontana (PT-RS)

Márcio Junqueira, deputado do DEM-RR, também se demonstrou solidário ao pedido dos servidores e destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos dirigentes sindicais para a aprovação do Projeto.
Junqueira destaca importância do trabalho do Sindicato para aprovação do PCS

"Os interesses do Brasil e do mundo tramitam nessa Casa. Daí a relevância desse trabalho que vem sendo feito pelo Sindicato", disse.

Participaram da mobilização no Congresso os dirigentes do SINASEMPU (Edilene Vasconcelos, presidente; Cleiton Custódio, vice-presidente; Vanilda Nunes, secretária-geral; Luís Alberto Bauer, primeiro secretário; Osmaldo Ferreira, diretor financeiro; João Brito, vice-diretor financeiro; Marcelo Falconi, diretor jurídico; Ricardo Honorato, vice-diretor jurídico; Mário Félix da Silva, diretor de políticas sociais e cidadania; José Marcos Lisboa, diretor de mobilização e formação sindical; e Rogério Postai, diretor de comunicação e imprensa); da ASMPF (Célia Tosta) e da FENAJUFE (Antônio Melquíades).

Jucá garante apoio para PL 6697 no Senado

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

25/02/2010 - 18:57

Jucá garante apoio para PL 6697 no Senado

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), recebeu no final da tarde de ontem, em seu gabinete, a comitiva de representantes dos servidores do MPU, para tratar sobre os Projetos 6697/09 e 6613/09.

Durante o encontro, os dirigentes frisaram a importância da aprovação do projeto para as mais de cento e vinte mil famílias representadas pelos servidores do MPU e Judiciário, em todo o País.
Senador Romero Jucá compromete-se a conversar com MPOG sobre projetos dos servidores

Jucá esclareceu que para não haver veto é fundamental um processo de entendimento junto ao Ministério do Planejamento. Ele também se prontificou a dialogar com o Órgão sobre o aspecto financeiro da proposição. "O nosso trabalho será no sentido de negociar com a área econômica", disse.
A partir da esquerda: Ricardo Honorato, José Marcos Lisboa, Mário Félix, Marcelo Falconi, João Brito, Senador Romero Jucá, Edilene Vasconcelos, Luiz Alberto Bauer, Célia Tosta, Osmaldo Ferreira, Cleiton Custódio, Antônio Melquíades e Rogério Postai

Ao final da reunião, o senador ainda afirmou que, se depender dele, assim que o Projeto chegar ao Senado, o mesmo será aprovado.

Administração do MPDFT manifesta apoio a pleito dos servidores

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

25/02/2010 - 18:13

Administração do MPDFT manifesta apoio a pleito dos servidores

O procurador-geral de Justiça do MPDFT, Leonardo Azeredo Bandarra, afirmou que assim como foi favorável à reivindicação dos servidores do MPU constante do Projeto de Lei 6697/09, no Conselho de Assessoramento Superior do MPU, será durante a tramitação do Projeto no Congresso Nacional.
Presidente do SINASEMPU solicita apoio à administração do MPDFT para PL 6697

A declaração foi feita na tarde de ontem durante o encontro ocorrido na sede do MPDFT, em Brasília, com o SINASEMPU e as demais entidades representativas da categoria.

Durante a reunião, da qual também participou a vice-procuradora geral de Justiça, Maria Aparecida Donati Barbosa, Bandarra indagou aos dirigentes sobre possíveis causas de entrave a tramitação do Projeto e colocou à disposição dos servidores a assessoria parlamentar do MPDFT para ajudar naquilo que for possível.

"Foi uma reunião bastante positiva, principalmente, porque encontramos uma administração disposta a somar na luta por melhorias para todos os servidores do MPU", afirmou a presidente do SINASEMPU, Edilene Vasconcelos.

Líder do PPS na Câmara garante atuar em defesa do PCS

[Fonte: site da FENAJUFE]

24/02/2010

Líder do PPS na Câmara garante atuar em defesa do PCS

BRASÍLIA – 24/02/10 – Na manhã dessa quarta-feira [24] o coordenador da Fenajufe Antônio dos Anjos Melquíades [Melqui] e a presidente do Sinasempu [Sindicato dos Servidores do MPU], Edilene Vasconcelos, se reuniram com líder do PPS na Câmara, deputado Fernando Coruja [SC], para tratar de dois temas que preocupam os servidores no momento: o PL 549/09, que congela os salário dos servidores federais até 2019 e os projetos que revisam os PCSs do Judiciário e do MPU [PLs 6613/09 e 6697/09].

Logo no início da reunião, Melqui explicou a preocupação da categoria com o PL 549 [aprovado no Senado Federal como PLS 611]. Conforme argumentou o coordenador da Fenajufe, o projeto é um “pesadelo” para todas as categorias de servidores federais. “No caso do Judiciário Federal e do MPU, os efeitos poderão ser ainda mais dramáticos, caso o congelamento seja aprovado antes dos projetos que revisam os nossos salários”, disse Melqui, ao pedir o apoio do deputado para que PL 549 seja derrotado na Câmara.

“Expliquei ao deputado que mesmo se o projeto receber emendas para melhorá-lo o problema não será resolvido, pois no Senado todas as emendas serão rejeitadas. Assim, só nos resta derrotá-lo na Câmara”, reforçou.

Os dirigentes sindicais também explicaram o conteúdo dos PLs 6613/09 e 6697/09, que revisam os PCSs da categoria, e pediram o empenho do parlamentar para que os dois sejam aprovados logo na Câmara. O coordenador da Fenajufe falou das dificuldades enfrentadas em função da falta de previsão orçamentária para que as propostas sejam votadas logo e implementadas ainda este ano.

Fernando Coruja garantiu aos dirigentes sindicais que apoia a luta dos servidores, tanto em relação ao PL 549, como em relação aos projetos de revisão salarial. Ele também deixou a bancada do PPS à disposição da Fenajufe para ajudar nas duas campanhas.

Da Fenajufe – Leonor Costa

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PL 6697: Mobilização continua no Congresso

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

24/02/2010 - 17:53

PL 6697: Mobilização continua no Congresso

Dando continuidade a mobilização em favor do PL 6697/09, o diretor jurídico do SINASEMPU, Marcelo Falconi, e o vice-diretor financeiro, João Brito, reuniram-se nesta manhã com parlamentares do estado de Minas Gerais. Na oportunidade, os diretores pediram apoio para a aprovação do projeto, solicitação que foi atendida por todos os parlamentares visitados.

Os representantes do servidores conversaram com os deputados Lincoln Portela (PR/MG), Lael Varella (DEM/MG) e Elismar Prado (PT/MG). Para Falconi esse primeiro contato foi bastante importante e deve ser cultivado a fim de gerar resultados.

PL 6697 continua em tramitação e poderá ser aprovado este ano

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

23/02/2010 - 19:29

PL 6697 continua em tramitação e poderá ser aprovado este ano

Representantes da Diretoria Nacional do SINASEMPU (Edilene Vasconcelos – presidente, Cleiton Custódio - vice-presidente, Maria Vanilda Nunes – secretária-geral, Osmaldo Ferreira - diretor financeiro e Mário Félix da Silva - diretor de políticas sociais e cidadania), juntamente com dirigentes da ASMPF (Marcos Ronaldo e Carlos Erich (RJ)), ASSTTRA-MP (Rômulo Luiz Mateus da Silva) e FENAJUFE (Antônio Melquíades), estiveram em mobilização, esta tarde, na Câmara dos Deputados, em favor dos projetos 6697/09 e 6613/09.

A comitiva de servidores foi até o gabinete do deputado federal e relator do orçamento para 2010, Geraldo Magela (PT-DF), para solicitar esclarecimentos relativos à nota técnica emitida pelo MPOG e divulgada hoje pelo jornal Valor Econômico.

Na matéria afirma-se que o governo federal barrou os projetos de reajuste dos trabalhadores do MPU e do Poder Judiciário (6697/09 e 6613/09).

Magela explicou que não há qualquer impedimento para que os projetos sejam aprovados ainda em 2010, mas apenas um dispositivo legal que impede que despesas que integram projetos que ingressaram no Congresso após 30 de agosto, sejam implementadas no mesmo exercício financeiro.

Diante do esclarecimento, a presidente do SINASEMPU pediu ao parlamentar que intercedesse junto ao governo para que o requerimento de urgência fosse aprovado o quanto antes. O deputado sinalizou positivamente à solicitação, comprometendo-se a conversar, inclusive, sobre o mérito dos Projetos.

Nessa mesma tarde, os dirigentes ainda conversaram com o assessor parlamentar do Ministério Público Federal no Congresso, Arantes.

Amanhã, a diretoria do SINASEMPU irá se reunir com o líder do PPS, Fernando Coruja (SC), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, para solicitar o apoio para a aprovação do requerimento de urgência e do PL 6697/09.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PL 6697: Entidades priorizam aprovação do requerimento de urgência

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

23/02/2010 - 14:25

PL 6697: Entidades priorizam aprovação do requerimento de urgência

A necessidade de união e mobilização urgente da categoria visando à aprovação do requerimento de urgência do PL 6697/2009 na Câmara dos Deputados foi o tema principal da reunião ocorrida, esta manhã, entre o SINASEMPU e o Fórum das Associações dos Servidores do MPU, na sede do Sindicato.

O objetivo do encontro, além de promover a união das entidades representativas dos servidores do MPU, foi estabelecer uma agenda positiva de articulação conjunta para a luta da categoria no Congresso Nacional.

De acordo com a presidente Edilene Vasconcelos o encontro pode ser definido como um marco na história do Sindicato, tendo em vista a importância da unidade para aprovação do PCS. “O momento é decisivo e devemos trabalhar pela união de todos. Não iremos a lugar algum sem consenso e mobilização”, declarou Vasconcelos.

Participaram do encontro os diretores nacionais Cleiton Custódio (vice-presidente), Osmaldo Ferreira (diretor financeiro), Mário Félix da Silva (diretor de políticas sociais e cidadania), e os representantes da ASMPF (Marcos Ronaldo, Sebastião Pereira, Laércio Bernardes, Cristine Maia e Carlos Erich - RJ); ASSTTRA-MP (Rômulo Luiz Mateus da Silva) e ASMIP (Arthur Ferreira). O presidente da ASEMPT, Alexandre Senhori, não pode comparecer à reunião por motivo de falecimento de pessoa próxima a ele. Todavia, declarou, via telefone, o apoio da ASEMPT à união das entidades em favor da luta dos servidores e à nova gestão do SINASEMPU.

Ao final do encontro, restou deliberado que a prioridade agora será trabalhar pela aprovação imediata do requerimento de urgência apresentado pelo deputado Rodrigo Rollemberg no PL 6697/09.

"Iremos intensificar a nossa atuação em prol desse objetivo. Vamos acionar a administração e alertá-la sobre esse momento crucial pelo qual passa o Projeto. Os servidores também serão chamados a participar. Toda mobilização será fundamental", finalizou a presidente do Sindicato.

PLP 549

O SINASEMPU e as entidades integrantes do Fórum das Associações também discutiram durante a reunião desta manhã sobre o PLP 549 (proposta que congela os salários dos servidores públicos), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

Foi unânime a avaliação de que, se aprovado, tal Projeto prejudicará severamente não apenas os servidores do MPU, mas toda a Instituição.

Inúmeras são as Procuradorias (principalmente no interior) que possuem um contingente de servidores muito aquém do ideal, fato que compromete o bom andamento das Unidades e a qualidade dos serviços que são oferecidos a população. Com a aprovação do PLP 549, uma possível resolução para esse problema seria descartada (nomeação de mais servidores), uma vez que além de congelar os salários, o Projeto rejeita também o aumento no quadro de servidores até 2019.

Dessa forma, as entidades deliberaram pela união, contra o PLP, à luta já estabelecida em diferentes setores do serviço público, e pela participação na reunião de amanhã, dia 24, no SINDSEP-DF.

Na ocasião, serão debatidas as proposições que tramitam no Congresso Nacional de interesse dos servidores. O objetivo é compartilhar informações, avaliar e definir formas de luta e mobilização para atuar no Congresso.

"Essas proposições dizem respeito a todos os servidores. Por isso, conclamamos toda a categoria a participar das discussões e da mobilização", afirmou Vasconcelos.

A reunião será no auditório Francisco Zóccoli, na sede do Sindsep-DF, às 19h.

PCCR: Pareceres do Planejamento confirmam a necessidade de negociação

[Fonte: site do SINDJUS/DF]

23/2/2010 12:46:25

PCCR: Pareceres do Planejamento confirmam a necessidade de negociação

O Jornal Valor Econômico publicou hoje (23/02) uma matéria dizendo que o governo federal barrou o projeto de reajuste dos trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU. Embora tenha virado notícia, a categoria não deve pensar que nosso projeto foi descartado. Não foi isso o que aconteceu. O alarde foi feito em razão do Ministério do Planejamento ter emitido duas notas técnicas nas quais diz que não existe previsão para a reestruturação remuneratória e que os projetos não atendem aos requisitos constitucionais e legais de natureza orçamentária à sua aprovação no corrente exercício. O Sindjus já esperava por isso. Afinal, nossos projetos sempre foram enviados ao Congresso sem previsão orçamentária. Pois bem. No entanto, as edições anteriores do PCS também sofreram esse entrave. Por isso, o sindicato tem frisado que o futuro do nosso plano depende de uma negociação ampla, não só com o Legislativo, mas com o Executivo. O Sindjus tem articulado que o STF negocie com o Ministério do Planejamento. O próprio DG do Supremo, Alcides Diniz, garantiu a Policarpo que as negociações seriam iniciadas depois do período de carnaval. Há uma série de reuniões acontecendo entre Sindjus e STF para agilizar esses tramites. Nos próximos dias haverá a primeira conversa entre o Judiciário e o Planalto para discutir o orçamento que irá garantir os PL 6613/09 e PL 6697/09. Nesta terça-feira (23/2), Policarpo conversou por telefone com o jornalista Caio Junqueira do Valor Econômico e explicou o porquê dos pareceres do Ministério do Planejamento.

Planalto opõe-se a projeto de reajuste de servidores

[Fonte: Jornal Valor Econômico - 23/02/2010]

Planalto opõe-se a projeto de reajuste de servidores

O governo federal barrou os interesses do Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) e se manifestou contra a aprovação de dois projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelecem reajustes de 56,42% na remuneração dos servidores, com impacto no Orçamento estimado em R$ 7 bilhões.

O Ministério do Planejamento emitiu duas notas técnicas em que afirma que "não existe previsão para a reestruturação remuneratória" de que trata os projetos e que ambos "não atendem aos requisitos constitucionais e legais de natureza orçamentária à sua aprovação no corrente exercício".

O veto contraria interesses político-eleitorais de petistas do Distrito Federal, que viam em sua aprovação uma possibilidade de alavancar suas candidaturas, já que os beneficiários de uma eventual aprovação são funcionários públicos, que compõem grande parcela do eleitorado e da base do PT na capital federal.

O presidente do PT-DF, por exemplo, Roberto Policarpo, é candidato a deputado federal e coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus), além de ser um dos expoentes do movimento de oposição ao governador licenciado José Roberto Arruda, preso sob suspeita de corrupção. O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é autor do requerimento que pede urgência na votação dos dois projetos, o que os levariam direto ao plenário. Ele tem interesse em disputar o Senado neste ano.

O documento frustra ainda as expectativas de mais de 100 mil funcionários do Judiciário, que há meses tentam levar a pauta ao plenário da Câmara e pressionavam o alto escalão da Justiça no país para que o projeto fosse apreciado.

A apresentação de motivos para sua aprovação, em dezembro de 2009, diz que há uma defasagem nos salários dos funcionários em relação a outros Poderes da União: "Tal defasagem traz como consequência maior a alta rotatividade de servidores nos órgãos do Poder Judiciário - hoje em torno de 23% - com prejuízos no que se refere à celeridade e à qualidade da prestação jurisdicional".

Assinam o texto o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, e do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha. Já o MPU, em seu texto, afirmou que o projeto tem por objetivo "sanar as discrepâncias que vem dificultando o desempenho do MPU e valorizar os servidores".

Caio Junqueira

DIRETORIA SECCIONAL/ES - Gestão 2009-2011 - posse dos novos diretores

Download - Termo de posse

Foi registrado no dia 29/01/2010, no 2º Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas de Brasília/DF, o Termo de Posse da nova Diretoria Seccional/ES do SINASEMPU, que exercerá suas atividades no biênio 2009-2011.

São os seguintes os nomes dos novos integrantes da Diretoria Seccional/ES:

DIRETORIA SECCIONAL/ES
2009/2011

DIRETOR SECCIONAL:
Ricardo Faria Rabelo (PR/ES)

VICE-DIRETORA:
Débora Murta Lana (PR/ES)

1º TESOUREIRO:
Magno Shancler Máximo (PR/ES)

2º TESOUREIRO:
Cláudio Rodrigues de Almeida (PR/ES)

1º SECRETÁRIO ADMINISTRATIVO:
Humberto Abreu Brandão (PR/ES)

2º SECRETÁRIO ADMINISTRATIVO:
José Gilson Ramos (PR/ES)

1º SECRETÁRIO JURÍDICO:
Arilzo Roberto de Morais (PR/ES)

2º SECRETÁRIO JURÍDICO:
Isac Beraldo da Silva (PR/ES)

1ª SECRETÁRIA DE CONVÊNIOS:
Denise Penha dos Santos Rocha (PR/ES)

2º SECRETÁRIO DE CONVÊNIOS:
Vago

1º SECRETÁRIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL:
Antônio Elias da Silva (PRT/ES)

2º SECRETÁRIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL:
Leonardo Del Puppo Luz (PRT/ES)

DIRETORIA NACIONAL - Gestão 2010/2012 - "Renovar é preciso" - toma posse

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

18/02/2010 - 18:36

Gestão 2010/2012 - "Renovar é preciso" - toma posse

Uma cerimônia marcada pela presença de servidores, filiados e não-filiados ao SINASEMPU, membros do MPU e convidados, deu início às atividades da nova gestão da Entidade – “Renovar é preciso” – na última sexta-feira, dia 12.


Nova diretoria: (a partir da esquerda) Maria Aparecida do Carmo Lopes,
Ricardo Honorato de Souza, Osmaldo de Souza Ferreira, Maria Vanilda
Batista Nunes e Edilene Vasconcelos de Freitas.


O evento ocorreu no Memorial do MPF, na Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Compareceram à solenidade: o presidente da ANPT, Fábio Leal; o presidente da ANMPM, Marcelo Weitzel R. de Souza; o presidente da ANPR, Antonio Carlos Alpino Bigonha; o procurador regional da República, Franklin Rodrigues da Costa; o presidente da ASMPF, Marcos Ronaldo Ferreira de Araújo; o coordenador geral da ASSTTRA-MP, Rômulo Luiz Mateus da Silva; o presidente da ASSEJUS (TJ-DF), Jailton Mangueira Assis; a diretora da FENAJUFE, Lúcia Maria Bernardes; e o coordenador geral do SINDJUS-DF, Roberto Policarpo.

O procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, também convidado para a cerimônia, não pode comparecer em decorrência de problemas de saúde. Todavia, informou à presidente que, assim que possível, receberá a nova diretoria.

Em seu discurso, a nova presidente da Entidade, Edilene Vasconcelos de Freitas, destacou o papel do SINASEMPU como verdadeiro instrumento de luta dos servidores do MPU e enfatizou a importância da união da categoria para o enfrentamento dos desafios que estão à frente do funcionalismo público.

Vasconcelos também reafirmou o seu compromisso de bem defender os interesses dos servidores, por meio de um “diálogo franco, aberto e respeitoso”, balizado em uma postura enérgica e sempre presente do Sindicato, "sem submissão aos superiores hierárquicos".

Perspectivas

A importância da renovação para o crescimento e fortalecimento do Sindicato foi eixo predominante de boa parte dos discursos feitos durante a cerimônia de posse e dos depoimentos externados ao longo do coquetel de boas vindas à nova diretoria.

De acordo com Marcos Ronaldo, presidente da ASMPF, a renovação é importante para a base sindical, que necessita se fortalecer para vencer os novos desafios que se descortinam a frente do Sindicato.

O coordenador geral da ASSTTRA-MP, Rômulo Luiz Mateus da Silva, é da mesma opinião. "Na estrutura democrática tanto das instituições públicas quanto privadas se faz necessária a renovação", afirmou. "A alternância de poder possibilita um trabalho mais dinâmico, além de ampliar os horizontes. A categoria só tem a ganhar com essa mudança", finalizou Silva.

Para o procurador regional da República, Franklin Rodrigues da Costa, tal renovação é necessária para a oxigenação do comando das instituições. "Desejo a nova diretoria sucesso e que todos sejam inspirados com boas idéias", declarou.

De acordo com a diretora da Fenajufe, Lúcia Maria Bernardes, o momento é bom, porque a luta é difícil. "É preciso renovar, dar oportunidade para que outros dêem continuidade a luta da categoria", afirmou.

Segundo Roberto Policarpo, o coordenador geral do SINDJUS-DF, a expectativa é de construção. "Acredito na construção de um diálogo franco e fraterno entre as entidades, por meio do qual possamos somar esforços e atender os anseios dos servidores".

Para a servidora Dalca Queiroz esse momento também é bastante significativo. Ela, que ainda não é filiada ao Sindicato, declarou ter dificuldades de se filiar por não acreditar que a Entidade cumpria com suas atribuições institucionais. "Hoje, acreditando que essa nova gestão vai cumprir com as funções do Sindicato, decidi que vou me filiar", finalizou.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

REAJUSTE JÁ: SINASEMPU reúne-se com o líder do governo

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

03/02/2010 - 21:28

REAJUSTE JÁ: SINASEMPU reúne-se com o líder do governo

O trabalho de articulação e mobilização política que vem sendo realizado pelo SINASEMPU, desde o recesso parlamentar, em favor do PL 6697/2009 (plano de carreira dos servidores do MPU) no Congresso Nacional, foi retomado cedo nesta quarta-feira, dia 3.

Logo nas primeiras horas do dia, os membros da diretoria Executiva Nacional, Márcia Broxado, Flávio Ladário e Adeline Dias, Albanise Pires e Anderson Machado, membros da Comissão Nacional de Mobilização pelo PCS do MPU, buscaram conversar com os deputados e angariar apoio para o requerimento de urgência constitucional protocolado ontem, dia 2, pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). (clique aqui e leia a matéria)

O primeiro parlamentar visitado foi o líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (PTB/GO). Durante a reunião, buscou-se sensibilizar o parlamentar acerca da importância do PL 6697 e, conseqüentemente, da aprovação do requerimento de urgência pelo plenário da Câmara. Arantes, ao final do encontro, demonstrou-se sensível ao pleito do Sindicato e se comprometeu a ler novamente o PL e a reestudar o seu apoio ao requerimento.

Outros parlamentares também foram abordados pelo grupo do SINASEMPU, e firmaram compromisso de apoiar o pleito da categoria, relativo ao requerimento de urgência, junto às lideranças de seus partidos. Foram eles: deputados Miro Teixeira (PDT/RJ), Ivan Valente (PSOL/SP - Líder da bancada), Armando Monteiro Neto (PTB/PE - Liderança nacional), Luísa Erundina (PSB/SP), Luciana Genro (PSOL/RS) e Paulo Rubem Santiago (PDT/PE).

Deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP) e Miro Teixeira (PDT-RJ).


Deputado Ivan Valente (PSOL/SP).


Deputado Armando Monteiro Neto (PTB/PE).
Deputada Luísa Erundina (PSB/SP).


Deputada Luciana Genro (PSOL/RS).
Deputado Paulo Rubem Santiago (PDT/PE).


Liderança governista

No início da tarde, a articulação dos representantes dos servidores ganhou o reforço importante dos deputados Eduardo Valverde (PT/RO) e Miro Teixeira (PDT/RJ). A colaboração dos congressistas resultou na reunião entre os dirigentes sindicais e o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP).

Representantes dos servidores durante reunião com o lider do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Durante o encontro, a comitiva explicou ao parlamentar, em detalhes, tópicos relacionados ao Projeto, destacando a importância da aprovação do requerimento de urgência para a aprovação do texto.

Vaccarezza comprometeu-se em dialogar com os demais líderes dos partidos, para tentar viabilizar um possível consenso em torno do requerimento. Tal diálogo foi possível com o valoroso apoio do deputado Miro Teixeira, importante colaborador na reunião.

“Acredito que a mobilização realizada nesses últimos dois dias no Congresso, e que manteremos nos próximos, foi bastante profícua. Sabemos que é um trabalho difícil, mas com a ajuda de todos os servidores teremos chance de conseguir a aprovação do Requerimento de urgência no plenário e acelerar a tramitação do Projeto na Câmara Federal”, declarou a presidente em exercício do SINASEMPU, Márcia Broxado dos Santos.

REAJUSTE JÁ: Protocolado Requerimento de Urgência Constitucional

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

02/02/2010 - 20:03

REAJUSTE JÁ: Protocolado Requerimento de Urgência Constitucional

Membros da diretoria Executiva Nacional do SINASEMPU, Márcia Broxado, Flávio Ladário, Albanise Pires e Anderson Machado, estes dois também membros da Comissão Nacional de Mobilização pelo PCS do MPU, passaram o dia de hoje no Congresso Nacional em busca da apresentação do requerimento de urgência constitucional para o projeto que reajusta os vencimentos dos servidores do MPU.

A mobilização foi iniciada ainda durante o recesso parlamentar, quando o Sindicato reuniu-se com o Dep. Geraldo Magela (PT/DF), que foi relator do orçamento/2010 e deu uma série informações importantes e dicas para a aprovação do PL 6697/2009 no Congresso Nacional ainda em 2010. A principal delas foi a necessidade de aprovação do requerimento de urgência constitucional.
Reunião entre os representantes do SINASEMPU e o Deputado Geraldo Magela, ocorrida durante o recesso parlamentar.

Muito produtivas foram as ações: vários Deputados foram contatados e manifestaram apoio ao PL 6697/2009. Dentre eles, destacamos o empenho dos Deputados Geraldo Magela (PT/DF), Anselmo de Jesus (PT/RO), Fernando Ferro (PT/PE – Novo líder da Bancada) e Rodrigo Rollemberg (PSB/DF – Líder do Bloco PSB/PCdoB/PMN/PRB). Este último obteve na solenidade de abertura dos trabalhos as assinaturas necessárias para apresentação do requerimento.


Visita dos dirigentes do sindicato à assessoria parlamentar do MPU no Congresso.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) e Deputado Anselmo de Jesus (PT-RO).


Deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Vencida esta etapa, o SINASEMPU está contatando os líderes para a aprovação do requerimento de urgência e para que o projeto seja apreciado em plenário.

Além de lideranças da base do Governo Federal, foram contatados também lideranças da oposição, como o líder do PSOL, Dep. Ivan Valente, e o Senador Demóstenes Torres (DEM/GO) que se comprometeu em empenhar-se pelo apoio de seu partido também na Câmara dos Deputados.

Para a presidente do SINASEMPU, Márcia Broxado, foi um dia de muitos contatos e articulações, que resultaram em pequenas, embora importantes vitórias. Para todos os participantes da missão de hoje no Congresso Nacional, para que as vitórias de hoje se tornem efetivas, é essencial que se dê continuidade à luta.

Amanhã é dia de luta no Congresso novamente.

Assim que a Câmara atualizar a lista de lideranças, muitas das quais até o presente momento ainda não foram definidas pelos partidos, o SINASEMPU dará ampla divulgação e, desde já, conclama aos servidores que identifiquem e contatem os líderes partidários para que aprovem o requerimento de urgência constitucional para o PL 6697/2009, bem como votem a favor da aprovação do mérito, ajudando a corrigir as injustiças decorrentes de 04 (quatro) anos sem reajuste para os servidores do MPU.

PL 6697/2009 URGENTE!

TODOS NESTA LUTA!

SINASEMPU batalha para que PL 6697 tramite em regime de urgência

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

02/02/2010 - 17:08

SINASEMPU batalha para que PL 6697 tramite em regime de urgência

Representantes do SINASEMPU, que estão em mobilização no Congresso Nacional desde a manhã de hoje, conseguiram que fosse protocolado requerimento junto à mesa da Câmara dos Deputados, por meio do qual solicitam regime de urgência para apreciação do Projeto de Lei nº. 6697/2009, que trata do Plano de Carreira dos Servidores do Ministério Público da União.

O autor do requerimento foi o Deputado Federal e relator do Orçamento 2010, Geraldo Magela (PT/DF). O documento também já foi assinado pelo líder da bancada do PT no Congresso, Deputado Fernando Ferro (PT/PE).

Clique aqui para ver o requerimento

PCS: Representantes do SINASEMPU em mobilização no Congresso Nacional

[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

02/02/2010 - 15:32

PCS: Representantes do SINASEMPU em mobilização no Congresso Nacional

A Diretoria Executiva Nacional do SINASEMPU está, hoje, no Congresso Nacional buscando apoio de parlamentares para que o PL 6697/2009 tramite em regime de urgência constitucional, seguindo orientação do Deputado Federal Geraldo Magela, relator do Orçamento 2010, segundo o qual essa é a única forma de conseguir a votação do Projeto antes das eleições de 2010.