sexta-feira, 24 de junho de 2011

PCS DO MPU - Negociações avançam e AGE de 28/06/2011 é cancelada




As notícias acima tratam da última reunião entre o Secretário Geral do MPU e representantes dos Servidores do MPU, ocorrida em 22/06/2011 (quarta-feira).

Participaram da reunião: o Secretário Geral do MPU, Dr. LAURO CARDOSO,  e o Secretário-Geral Adjunto do MPU, LEOPOLDO KLOSOVSKI, representantes do SINASEMPU, ROBERTO NEGRI e CLEITON CUSTÓDIO, da FENAJUFE, ANTÔNIO MELQUÍADES, da Comissão de Greve da PGR (GLEIDSON FERNANDES), da Comissão Pró-Subsídio, LUIZ FERNANDO MOREIRA, e da PRT4/RS, LUIZ ALBERTO BAUER.

Tendo em vista as notícias acima mencionadas e em atenção à convocatória da Diretoria Interina Nacional do SINASEMPU, informamos que a Assembléia Geral Extraordinária (AGE) marcada para o próximo dia 28/06/2011 (terça-feira) foi cancelada, uma vez que os Servidores do MPU/ES (MPF e MPT) já entraram em Estado de Greve, desde 17/06/2011, para acompanhar as negociações em prol da aprovação do PCS do MPU.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 8º Dia (útil) do MPU/ES

Após 8 dias úteis (10 dias corridos), os Servidores do MPU/ES (PR/ES e PRT/ES), mantendo-se mobilizados, decidem entrar em Estado de Greve, para acompanhamento das negociações para a aprovação do PL 6.697/2009 (PCS do MPU). Foi agendada uma próxima Assembléia Geral Extraordinária para as 12h do dia 28/06/2011, no Auditório da PR/ES, com Servidores da PR/ES e da PRT/ES.

Recebemos notícias da Diretoria Nacional sobre a reunião com o PGR hoje. [Ver notícia]

Também foi relatada a reunião do SINASEMPU com o Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, ÁLVARO HENRIQUE BAGGIO. [Ver notícia]

Por fim, recebemos a notícia de ajuizamento, pelo SINASEMPU, de Mandado de Segurança contra ato do Secretário Geral do MPU que determina o corte do ponto dos grevistas. [Ver notícia]


quinta-feira, 16 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 7º Dia (útil) do MPU/ES

O movimento contou com a participação de menos servidores. No entanto, o grupo estava bem motivado.

Foi divulgada a notícia no site do SINASEMPU sobre o agendamento de reunião entre o Procurador Geral da República e representantes do SINASEMPU, SINDJUS/DF e Comissão de Greve do MPU/DF amanhã (17/06/2011), às 11h.

Foram recebidas notícias sobre apoio dos Deputados Federais ao PCS e sobre aprovação do relatório do PCS na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, contidas no site Jus Brasil:


2) Relatório do PCS é aprovado na CFT (segundo dados do site da Câmara dos Deputados, o fato é que o relatório do PCS do Judiciário foi apresentado pelo relator, e não aprovado - não se trata de informação do PCS do MPU)

Em AGE realizada hoje, os Servidores do MPU/ES (PR/ES e PRT/ES) deliberaram, por maioria, manter a adesão ao movimento grevista nacional.




quarta-feira, 15 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 6º Dia (útil) do MPU/ES

Como esperado, as adesões individuais aumentaram, tendo sido constatado um número maior de participantes no dia de hoje.

Em AGE realizada hoje, os Servidores do MPU/ES (PR/ES e PRT/ES) deliberaram, por maioria, manter a adesão ao movimento grevista nacional.




terça-feira, 14 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 5º Dia (útil) do MPU/ES

As manifestações deste dia 14/06/2011 contaram com a participação de um quantitativo maior de servidores, com relação a ontem, caracterizando fortalecimento da adesão do MPU/ES ao movimento grevista nacional.

A utilização do megafone do SINASEMPU/ES também foi um elemento que caracterizou o dia, com manifestações, inclusive, de cidadãos que passavam pelo local.

Por fim, foi divulgada a definição pelo Secretário Geral do MPF do regime a ser adotado, em âmbito nacional no MPF, quanto ao ponto eletrônico durante as atividades grevistas.

Amanhã (15/06/2011), há a expectativa de uma adesão maior de servidores, tendo em vista as informações obtidas junto aos mesmos e divulgadas na AGE de hoje. Contamos com a participação dos servidores do MPU/ES para demonstração de união e força do movimento em prol da aprovação do PCS do MPU.

Em AGE realizada hoje, os Servidores do MPU/ES (PR/ES e PRT/ES) deliberaram, por maioria, manter a adesão ao movimento grevista nacional.

[Visualizar ATA da AGE de 14/06/2011] 


Os principais momentos seguem abaixo.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 4º Dia do MPU/ES

O dia foi caracterizado pela diminuição do número de adesões individuais voluntárias e pela entrega aos integrantes do SINASEMPU/ES da resposta da Procuradora-Chefe da PR/ES aos requerimentos formulados  sobre o ponto eletrônico, prazos processuais e minuta de ofício ao PGR de solicitação de urgência na negociação com o Governo Federal para aprovação imediata do PL 6.697/2009 (PCS do MPU), conforme registrado na Ata da AGE de 9/06/2011.

Após os debates sobre a continuidade de adesão ou não ao movimento grevista nacional, os Servidores do MPU/ES (MPF e MPT), em AGE conjunta, deliberaram pela continuidade da adesão ao movimento grevista nacional.

Os principais momento seguem abaixo:


domingo, 12 de junho de 2011

GREVE DO MPU - lista de integrantes da Comissão de Finanças e Tributação

O Projeto de Lei (PL) do Plano de Cargos e Salários (PCS) do Ministério Público da União (MPU) é o PL 6.697/2009 e encontra-se desde maio/2010 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, aguardando aporte de recursos para a emissão de parecer e aprovação.

As informações sobre a CFT estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados no link:

Devemos nos mobilizar, também, perante os Deputados Federais integrantes da CFT, expondo a nossa causa e pleiteando o desatrelamento entre o PCS/MPU e o PCS/Judiciário, tendo em vista tratarem de orçamentos independentes. Não há motivo técnico que exija a vinculação entre um e outro. Apenas vontade política é necessária para desvinculá-los.

Segue abaixo a lista dos Deputados integrantes da CFT, com o respectivo telefone (do escritório de Brasília), disponibilizado no site da Câmara dos Deputados. Para mandar um e-mail para o respectivo Deputado Federal, clique no link do mesmo (no documento abaixo, em 'Outras informações') e depois em 'Fale com o Deputado' (ao lado do canto inferior direito da foto).


sexta-feira, 10 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 3º Dia do MPU/ES

Em dia marcado por contatos com representantes dos Servidores do Poder Judiciário Federal/ES e com o Deputado Federal AUDIFAX BARCELOS (PSB/ES), integrante da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, os Servidores do MPU/ES (PR/ES e PRT/ES) mantiveram-se unidos em ato e deliberações conjuntos.

Em AGE realizada hoje, os servidores do MPU/ES deliberaram por maioria manter a adesão ao movimento grevista nacional.


Os principais momentos seguem abaixo.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

GREVE DO MPU - 2º Dia do MPU/ES

Em grande demonstração de exercício do direito constitucional de greve, de cidadania e de democracia, os servidores do MPU/ES (PR/ES e PRT/ES) mantiveram-se unidos neste 2º dia de paralisação.

Em AGE realizada hoje, os servidores do MPU/ES deliberaram por unanimidade manter a adesão ao movimento grevista nacional.


Os principais momentos seguem abaixo.




GREVE NO MPU/ES - Texto do Magno (PR/ES)

Pessoal,

Eu sei que muitos dos colegas não puderam participar desse movimento de greve porque tinham suas responsabilidades de prazo ou não, que tiveram que entrar na cota dos 30%, ou simplesmente não quiseram parar.
Também sei que todos os Servidores da PR/ES têm suas responsabilidades. Uns têm de menos outros de mais, mas todos temos as nossas. Portanto, alegar que não pode parar não é justificativa, é outra coisa...
Hoje, dia 08/06/2011, foi um dia histórico na PR/ES e estou feliz de ter participado, junto desses colegas Guerreiros.
E o mais importante!
Cheguei em casa e  contei para minha esposa e minha filha. Elas me perguntaram como foi, ficaram orgulhosos de mim, por minha coragem, sem medo de corte de ponto (dinheiro economizo de alguns supérfluos e fecho o mês no azul – Deixo até de tomar umas cervejas e está tudo resolvido) e antes de tomar um banho me vi no espelho, ali eu vi um HOMEM.

Amanhã tem mais e,

“A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!”

Magno

Reflitamos

Colegas parabéns a todos, principalmente aos que participaram ontem do movimento grevista. O descontentamento com a situação atual é geral e a única arma que temos para tentar mudar esse quadro é greve, visto que até o momento alternativas administrativas restaram sem êxito. A adesão dos colegas foi o que mais surpreendeu. Quanto aos colegas que não participaram, não devemos criticá-los. Vivemos em um Estado democrático com opiniões, todas, ainda que diversas devem ser respeitadas. Por outro lado, pedimos aos que, por qualquer motivo, não participaram do evento do dia de ontem, pedimos que repensem e se unam aos que colocaram o rosto na frente em nome de TODOS. Segue o texto do colega Anderson (Rondônia), para reflexão.

MOBILIZEMO-NOS !!!!!!!!!!!!!!!

Arilzo

-/-/-/


À Greve: Sem medo das “picadelas”!

Muitas vezes flagrei-me a me questionar qual a razão, se é que existiria uma, da luta. Não me refiro aqui à violência, ou mesmo à prática esportiva, falo da luta diária, cotidiana, daquilo que costumo chamar de “bom combate”.

São tantas frentes de batalha, uma mais exigente que a outra. Em casa, na rua, no bairro, na cidade, no mundo! Porém, uma coisa aprendi nos meus “trinta e poucos anos”, não há vitória sem luta! Não é possível chegar a qualquer lugar se não nos dispomos a encarar as batalhas para as quais somos desafiados a todo o momento. E tem mais: não existe vitória, sem riscos, sem desprendimento. Só vence a batalha quem está no fronte e lá, sempre há inúmeros riscos.

Hoje cedo, um amigo fez uma citação, que só o Google pra me ajudar a encontrar os exatos termos e “lembrar” o autor: “Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas (...)” (William Shakespeare). Penso que é justamente isto, é isto que nos move, é esta consciência, é a sapiência de que é fundamental correr riscos para vencer.

Hoje, minha categoria está iniciando mais uma árdua batalha: Os servidores do MPU, inclusive em Rondônia, estão em Greve por tempo indeterminado. São seis anos sem qualquer reajuste, mais que isto, temos assistido o sucateamento desta instituição e temos sido tratados com extremo desrespeito pela Administração do MPU, sequer a receber o sindicato para estabelecer o diálogo e discutir a s necessidades dos servidores dispõe-se o Procurador Geral da República.

Mas não é fácil fazer greve, não é fácil mobilizar uma categoria, e isto, no MPU, no serviço público, ganha uma dimensão elevada à infinita potência. A pressão da administração, corte de ponto e perseguição (“marcação”) são, entre outros, fantasmas que perseguem os servidores que necessitam reivindicar seus direitos. Mas isto, certamente, não é o maior obstáculo. Por incrível que pareça, o fator mais desmobilizador, especialmente entre nós, é o “fogo amigo”. São as manifestações de colegas que, mesmo sofrendo diariamente as mazelas da desvalorização, não tem coragem de dar o passo e ir à luta e mais, empenham-se em convencer outros colegas a não lutar. Nem sempre a tática usada é clara, evidenciando a posição contrária à luta, muitas vezes os argumentos são falseados, utilizam-se “desculpas” (jurídicas, políticas, financeiras, etc.) para questionar a possibilidade da luta e, pior, há vezes que alguns argumentos conseguem fazer certo sentido.

Porém, a vida tem nos ensinado, pra afastar a tentação do comodismo, que é preciso lançar-se, é preciso fechar os olhos sem nada temer, pois, só assim, alcançaremos a vitória em qualquer coisa que façamos na vida.

No nosso caso, a vitória vai muito além dos servidores do Ministério Público, pois um MPU forte cumprirá com afinco sua missão de defesa da saciedade e, sem dúvida, forte apenas se fará com servidores valorizados.

Por essas e outras, não percamos mais tempo com medo das “picadelas”, vamos à luta, com força e resistamos às pressões, com o pensamento no doce sabor do mel.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

GREVE DO MPU - Adesão dos Servidores do MPU/ES

Em razão da deflagração nacional de Greve dos Servidores do Ministério Público da União (MPU) pelo SINASEMPU hoje, 08/06/2011, os Servidores de unidades do MPF (PR/ES, PRM-Colatina/ES e PRM-Cachoeiro de Itapemirim/ES) e do MPT (PRT/ES - 17ª Região) no Estado do Espírito Santo uniram-se para expressar adesão ao movimento nacional.

[Ver ATA da AGE Conjunta PR-ES e PRT-ES, de 8/06/2011] 

Os principais momentos seguem abaixo.




terça-feira, 7 de junho de 2011

AGE 07/06/2011 - Atas e fotos da PR/ES e da PRT/ES

Seguem abaixo os documentos gerados a partir da realização das Assembléias Gerais Extraordinárias de hoje na PR/ES e na PRT/ES com a participação do colega da Diretoria Nacional Interina (DENIN), AROLDO GALINDO.



PCS do MPU - manifestações de apoio dos servidores do MPU/ES

Registre neste espaço sua manifestação de apoio ao Plano de Cargos e Salários do Ministério Público da União (PCS/MPU) - Projeto de Lei 6.697/2009.

Para registrar seu comentário, clique no link "x comentários" no final desta notícia. No campo "Comentar como:", escolha "Nome/URL". Digite o seu nome e clique em continuar. Escreva o seu comentário e, depois, clique em "Postar comentário".

HOJE - AGE no Auditório da PR/ES com integrante da Diretoria Nacional

HOJE (07/06/2011) contaremos com a presença do colega JOSÉ AROLDO, da Diretoria Nacional, que prestará informações sobre o PCS do MPU e sobre o movimento grevista.

A reunião ocorrerá de 12h às 13h30 no Auditório da PR/ES.

A solicitação de reserva do auditório e dispensa dos servidores da PR/ES foi deferida pela Procuradora Chefe da PR/ES, Dra. NADJA MACHADO BOTELHO, mediante compensação (ver documento).

A presença dos servidores da PR/ES no auditório é muito importante.

Como informado anteriormente, os servidores que participarem da AGE de hoje só deverão registrar o ponto (Sistema Grifo) após o término da reunião, às 13h30. O perído de permanência na AGE deverá ser compensado posteriormente.

O pedido de reconsideração que circulou na PR/ES nos últimos dias foi entregue ontem às 18h e, até o momento, não foi apreciado pela Procuradora-Chefe da PR/ES. Durante a apresentação do documento, foi manifestada a intenção de revisar o texto do Secretário Geral que motiva a compensação de horário para atividades sindicais, mas sem garantias de que o posicionamento da Administração da PR/ES irá ser alterado.

Quanto ao pedido de compensação de horário do período em que o servidor estiver participando da greve, ao invés de corte de ponto, este será objeto de estudo para posterior deliberação pela Administração da PR/ES.

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente,

SINASEMPU
DIRETORIA SECCIONAL/ES

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PRM Colatina/ES adere ao movimento grevista em prol do PCS

Conforme comunicado, os servidores da PRM-Colatina/ES aderiram ao movimento grevista a ser deflagrado no próximo dia 8/06/2011. Será atendido a manutenção do percentual de 30% dos servidores durante o período da greve.

[Visualizar fotos dos servidores da PRM-Colatina/ES]

sexta-feira, 3 de junho de 2011

AGE 02/06/2011 - Greve por tempo indeterminado - RESULTADO





Constam acima:

1) a Ata da AGE Virtual de 02/06/2011 da PR/ES, que aprovou a greve por tempo indeterminado na PR/ES;

2) a Ata e Fotos da AGE de 02/06/2011 da PRT/ES, que não aprovou a greve por tempo indeterminado na PRT/ES, mas determinou condições para a adesão ao movimento grevista nacional;

3) Ofício da Diretoria Nacional do SINASEMPU que requer reserva de auditório da PR/ES e dispensa dos servidores da PR/ES para AGE com o colega JOSÉ AROLDO, da Diretoria Nacional Interina.

Na terça-feira (07/06/2011) contaremos com a presença do colega JOSÉ AROLDO, da Diretoria Nacional, que prestará informações sobre o PCS do MPU e sobre o movimento grevista.

Na PR/ES, a reunião ocorrerá de 12h às 13h30 no Auditório da PR/ES. A solicitação de reserva do auditório e dispensa dos servidores da PR/ES foi deferida pela Procuradora Chefe da PR/ES, Dra. NADJA MACHADO BOTELHO, mediante compensação (ver documento acima). A presença dos servidores da PR/ES no auditório é muito importante, sob risco de esvaziamento do movimento em prol do PCS do MPU.

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente,

SINASEMPU
DIRETORIA SECCIONAL/ES