quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Encontro entre diretores consolida estratégias de luta



[Fonte: site do SINASEMPU/Nacional]

25/11/2009 - 23:13

Encontro entre diretores consolida estratégias de luta

Encerrou na noite desta quarta-feira, dia 25, o encontro entre diretores nacionais e seccionais do SINASEMPU, em Lagoa Santa – MG. O evento, que antecede a XIII AGO, reuniu, este ano, um grupo bastante heterogêneo de diretores, agrupando novos e veteranos representantes dos servidores nos Estados.

Na pauta desta tarde, o ato público que será realizado amanhã, dia 26, em frente à Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, foi um dos assuntos mais debatidos. Deliberou-se pela distribuição, durante a ação, de uma carta à população mineira, na qual se explicam os motivos da manifestação da categoria e se esclarece a atual situação que os servidores do MPU estão atravessando (clique aqui e leia o documento).

Para o diretor de mobilização e formação sindical do SINASEMPU, Anderson Machado, a discussão nesses dois dias foi bastante proveitosa. “Conseguimos estabelecer algumas linhas de condução que ajudarão na discussão macro da categoria, que vai muito além da AGO”, afirmou.

Anderson também destacou a importância do encontro como forma de orientar os diretores seccionais no desenvolvimento de um mandato efetivo.

“Vivemos uma conjuntura muito específica, diferenciada. Os diretores seccionais estão assumindo no momento em que a categoria está clamando por mobilização. A maioria da categoria quer fazer mobilização, quer mostrar a sua força para o PGR. Portanto, eles assumem como representantes desse desejo, para fazer com que essa vontade prevaleça”, declarou.

Machado, que é um entusiasta quando o assunto é seções sindicais – além de diretor de mobilização e formação sindical, ele também já foi diretor da seccional de Rondônia, ainda chamou a atenção para a coragem dos servidores que aceitam o desafio de assumir as seções sindicais.

“A nossa entidade é o nosso principal instrumento de luta e os diretores seccionais são ferramentas indispensáveis nesse processo”, finalizou.

Outras avaliações

Para o diretor seccional do Rio Grande do Sul, César de Castro, o encontro foi bastante positivo, apesar de alguns percalços que impossibilitaram a participação de um número maior de diretores. “Poderíamos ter mais colegas participando dessa reunião, mas devido a problemas pessoais e administrativos que a Casa está interpondo, nem todos puderam comparecer”.

A produtividade do encontro foi outra característica destacada pelo diretor seccional de Pernambuco, Jailton Santana, no momento de avaliar a atividade. “É importante que sempre aconteçam esses encontros para que possamos trocar idéias e, assim, melhorar as condições de trabalho dos servidores”, disse. Santana ainda destacou o papel das Seções Sindicais na busca por medidas que levem em conta, também, os aspectos físicos e emocionais dos servidores. “O servidor não deve ser visto apenas como um instrumento de trabalho. Devemos nos preocupar com o todo, respeitando seu lado físico e emocional”, declarou.

Para o diretor seccional do Amapá, João Edinaldo, que retorna à direção da seccional este ano, o debate e os pontos consensuais alcançados durante a atividade são aspectos que merecem destaque, embora, segundo ele, algumas políticas de participação no evento necessitem de renovação. “Espero que o resultado de tudo isso reflita, de fato, na AGO, e também no movimento de paralisação de amanhã e da semana que vem”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário